sábado, 23 de fevereiro de 2013

Palpites para o Oscar 2013




E eis que uma das premiações mais manjadas do cinema parece reservar algumas dúvidas para este ano. Não estamos falando aqui necessariamente da qualidade e dos valores artísticos dos filmes, mas sim das voltas que a poderosa indústria hollywoodiana faz para massagear seu próprio ego e escolher o que eles acham ser seus melhores. A nós, resta essa brincadeira descompromissada de tentar adivinhar os vencedores. Os indicados seguem na minha ordem de preferência e em negrito aquele que eu acho que vencerá o prêmio.


Melhor Filme

1. Amor
2. Indomável Sonhadora
3. A Hora Mais Escura
4. As Aventuras de Pi
5. Lincoln
6. Django Livre
7. Argo
8. O Lado Bom da Vida
9. Os Miseráveis
Bem, tudo leva a crer que Argo, mesmo sem indicação para seu diretor, será o vencedor da principal categoria da noite pelos prêmios importantes que vem acumulando nessa temporada. A Hora Mais Escura chegou a ser um grande favorito no início da temporada, mas perdeu força e recebeu acusações bobas de defender a tortura. Sem sua diretora indicada fica difícil, o que abriria espaço para Spilberg e seu Lincoln, um filme de enorme sucesso nos Estados Unidos, dada a figura icônica e adorada de seu personagem central. Amor já está garantido na categoria de estrangeiro e Indomável Sonhadora é indie demais, uma bela surpresa. São meus dois favoritos. Mas pelo menos o desastroso Os Miseráveis perdeu sua força, assim como o simpático (mas problemático) O Lado Bom da Vida. Legal o reconhecimento para Django Livre, mas Tarantino já esteve melhor.


Melhor Diretor

1. Michael Haneke (Amor)
2. Benh Zeitlin (Indomável Sonhadora)
3. Ang Lee (As Aventuras de Pi)
4. Steven Spielberg (Lincoln)
5. David O. Russell (O Lado Bom da Vida)

Na categoria mais polêmica, a ausência de Ben Affleck e Kathryn Bigelow (pra mim, só a dela é injustificável) abriu as portas para Spielberg, diretor tão ame-ou-deixe por parte da Academia. Lee pode ser uma ameaça por um filme fabular e emocional, como os votantes gostam, mas parece ter suas maiores chances nos quesitos técnicos. E é muito bom ver o reconhecimento de Haneke aí, assim como o de Zeitlin e sua escrita tão pessoal, apesar de diretor iniciante. Russel já teve melhores momentos.


Melhor Ator

1. Joaquin Phoenix (O Mestre)
2. Daniel Day-Lewis (Lincoln)
3. Bradley Cooper (O Lado Bom da Vida)
4. Denzel Washington (O Voo)
5. Hugh Jackman (Os Miseráveis)

Day-Lewis é uma unanimidade, nada tira esse prêmio dele (seria o terceiro na carreira), um trabalho bastante sutil. Pessoalmente, prefiro o Phoenix, numa atuação hipnótica, mas ele tem feito muita besteira nos bastidores de Hollywood, essa indicação já está de bom tamanho pra Academia. Cooper é uma grata surpresa, sua primeira indicação, assim como a de Jackman, essa superestimada. E Washington, mesmo num filme super moralista e problemático, tem um belo desempenho. Mas a figura icônica de Lincoln deve prevalecer.


Melhor Atriz

1. Emmanuelle Riva (Amor)
2. Jennifer Lawrence (O Lado Bom da Vida)
3. Quvenzhané Wallis (Indomável Sonhadora)
4. Jessica Chastain (A Hora Mais Escura)
5. Naomi Watts (O Impossível)

Aqui reside uma das maiores surpresas da noite. Riva ou Lawrence? Existem prós e contras sobre as duas. Riva tem a barreira da língua e está fora do padrão de estrelismo que a Academia, como braço da indústria, adora; mas é a mais velha indicada na história do Oscar, tem um desempenho fantástico num filme que os votantes amaram e aniversaria no dia da premiação. Por outro lado, Lawrence é uma queridinha, jovem e talentosíssima, num filme defendido pelos poderosos Weinstein, mas pode ser uma vitória precoce. É uma briga bonita e justa, ambos os desempenhos são ótimos. Hoje apostaria na francesa. A pequena Wallis também faria história, mas seu filme não tem essa força. Chastain seria uma opção, é adorada pela indústria, mas perdeu força na campanha. Watts corre por fora.


Melhor Ator Coadjuvante

1. Philip Seymour Hoffman (O Mestre)
2. Christoph Waltz (Django Livre)
3. Tommy Lee Jones (Lincoln)
4. Robert De Niro (O Lado Bom da Vida)
5. Alan Arkin (Argo)

Também há dúvidas aqui, até por todos já terem um Oscar em casa. Waltz vem ganhando algumas coisas, mas já venceu anteriormente esse prêmio, também por um filme de Tarantino, reprisando quase o mesmo personagem. Lee Jones é um queridinho, candidato forte. E há quem fale numa possível vitória de De Niro, ator importante nos Estados Unidos, depois de tanto tempo seu uma indicação. Seymour Hoffman, meu preferido absoluto, não parece muito com cara de premiado e seu filme não saiu das categorias de atuação. Arkin só parece estar ali pelo respeito que ele goza no meio. Mais uma disputa acirrada, mas seria uma boa premiar mais um ator de Lincoln.


Melhor Atriz Coadjuvante

1. Helen Hunt (As Sessões)
2. Amy Adams (O Mestre)
3. Sally Field (Lincoln)
4. Anne Hathaway (Os Miseráveis)
5. Jacki Weaver (O Lado Bom da Vida)

Todos os atores de Os Miseráveis sofrem de excesso dramático, parecem estar ali somente para conquistar indicações em premiações e parece que a coisa tem dado certo para Hathaway. Ela vem ganhando tudo e a indústria adora a moça, tá na mão. Seria muito mais bonito premiar a atuação segura, doce e corajosa de Hunt, dona absoluta de sua personagem, ou então a força contida de Adams e sua personagem impositiva, mas não parece haver chances. Assim como Weaver só está ali pela força de influência dos Weinstein. Field seria a única que pode surpreender, ela tem história e é respeitada. Mas hoje eu aposto nos tiques e cálculo da intérprete de Fantine.


Melhor Roteiro Original

1. A Hora Mais Escura
2. Django Livre
3. Amor
4. Moonrise Kingdom
5. O Voo

Fora o roteiro de O Voo, uma negação, especialmente por um péssimo final, a categoria está bem servida. O de A Hora Mais Escura é o mais complexo e pode vencer como prêmio de consolação, assim como Django Livre. Curiosamente são os dois filmes que tiveram polêmicas em suas histórias, o que pode afastar votos. Mas aí sobraria para Moonrise Kingdom, que não passou daqui, apesar de um elenco respeitável, e para Amor, uma possibilidade interessante dado o gosto dos votantes pelo filme de Haneke. Hoje eu aposto no trabalho monumental de Mark Boal em A Hora Mais Escura.


Melhor Roteiro Adaptado

1. Indomável Sonhadora
2. As Aventuras de Pi
3. Argo
4. Lincoln
5. O Lado Bom da Vida 

A questão aqui é se o filme de Ben Affleck é tão querido assim pelos votantes a ponto de vencer pelo roteiro também (tem boas chances em montagem ainda). Como tudo indica que sim, fica mais difícil para possibilidade mais plausíveis como As Aventuras de Pi, o mais indicado da noite, ou O Lado Bom da Vida, principalmente se Riva tirar o Oscar de Lawrence e esse prêmio aqui servir como consolação. Lincoln tem sido acusado de imperfeições históricas, o que diminui suas chances.


Melhor Filme Estrangeiro

1. Amor
2. A Feiticeira da Guerra
3. No 
4. O Amante da Rainha

Amor é mais uma unanimidade. Muito difícil um filme falado em língua não-inglesa que tenha vencido a barreira da sua categoria e indicado em outras, inclusive na principal, não ganhar. Falam de uma possível surpresa de No com sua veia politiza, mas acho difícil. A Feiticeira da Guerra é um belo filme, mas nem tem sido lembrado, assim como os demais.


Melhor Longa De Animação

1. Detona Ralph
2. Frankenweenie
3. Valente
4. ParaNorman
5. Piratas Pirados!

Detona Ralph parece vir para vencer certa hegemonia da Pixar e seu Valente nessa edição, além de ser um ótimo e divertido filme. Frankenweenie, com o peso do nome de Tim Burton, também pode ser uma boa aposta, mas tem sido pouco lembrado. Nada do que reclamar dos indicados dessa categoria, acho os demais também divertidos. Mas torço pela nostalgia light de Detona Ralph.

Nenhum comentário: