sexta-feira, 10 de maio de 2013

Festival Varilux de Cinema Francês – Famílias que matam




Prenda-Me (Arrêtez-Moi, França, 2013)
Dir: Jean Paul Lillienfeld

 
A cota de filme policial este ano no Festival Varilux é preenchida por
Prenda-Me, esse exemplar de tons quase teatrais (baseado, na verdade, no romance de Jean Teulé) pela forma como simplifica os espaços de ação da história. Mas há ainda toques bem dramáticos e pitadas de humor negro, o que o torna por vezes uma mistura estranha, difícil de definir.

No fundo, o conflito da protagonista é bem mais simples de se entender e resolver, mas a grande investida do filme está na forma como a história vai nos sendo apresentada, talvez se alongando demais, via flashbacks da narração da protagonista. Todo o filme está marcado pela relação que se estabelece entre essa mulher (Sophie Marceau) que vai à delegacia confessar o assassinato do marido, ocorrido anos atrás, e a policial (Miou-Miou) que ouve seu depoimento.

Apesar desse drama ser o centro da questão (na época, a morte do marido que caiu da janela de um prédio foi dada como suicídio, reforçada pelos problemas de comportamento e agressividade que ele já apresentava), não há muito a se reconstruir desses fatos e fatores que ajudam a esclarecer o caso.

O filme ganha muito quando a personagem da policial se revela mais na história, o que acontece na terça parte do filme. É quando a insistência dela em não prender a confessora se torna mais evidente e as duas passam a compartilhar certas percepções da vida e, principalmente, da noção de família. Há núcleos familiares que prendem mais do que nos liberta. 

Nenhum comentário: