terça-feira, 8 de julho de 2014

Fale com eles

O que os Homens Falam (Una Pistola em Cada Mano, Espanha, 2014)
Dir: Cesc Gay 


Sabe aquele clichê da mulher que conversa pelos cotovelos? Mais do que personagens de um filme de Eric Rohmer? Pois bem, essa produção espanhola inverte um tanto a coisa e reúne um time de homens de meia idade com conflitos amorosos e pessoais os mais diversos, esbarrando na dificuldade de lidar e entender seus próprios anseios.

Daí que o título brasileiro parece bem mais direto e apropriado que o original em espanhol, mais enviesado. Isso porque o que esses personagens querem (e precisam) é expressar suas angústias, receios, tentar salvar um relacionamento (ou se salvar), começar outro (ou mesmo enganar alguém), superar obstáculos.

É a típica história episódica e de esquetes independentes que captura esses homens em situações chave de suas vidas amorosas (e sexuais), indo desde o cara que descobre a traição da mulher, outro com problemas de impotência, aquele que adoraria voltar para a ex-esposa, o garanhão casado que quer se dar bem com mulheres aparentemente fáceis, etc. São as faces da crise amorosa que acomete esses homens, temperada com um humor leve, sem pesar a mão.

A terapia encontrada é por em prática esse despejar de sentimentos, coisa que vai acontecendo aos poucos em cada situação, dada a retração natural do homem em expor seus problemas íntimos. Isso faz de O que os Homens Falam um filme devidamente masculino, no fim das contas, para além do fato de que cada episódio evolui muito bem, complexificando personagens aparentemente simples. 

Apoiado por um elenco masculino de primeira (ainda que as atrizes também deem um show) e um texto agradável que não estereotipa ninguém, O que os Homens Falam parece sempre em bom nível. Se não existe um grande momento, também não há cenas descartáveis porque sempre encontraremos personagens cativantes em meio a seus demônios.

Nenhum comentário: